Como fazer publicidade na Internet

A internet é hoje a nova geração do marketing reescrita de forma mais abrangente. A publicidade nesse meio faz com que negócios se desenvolvam e prosperem. Uns com estratégias focadas em internet, outros com um braço na internet. Mas ambas as categorias se destinam a alavancar negócios, gerar frutos positivos, aumentar faturamento etc.
No entanto, algumas estratégias podem ser aplicadas para melhorar o desempenho de como sua empresa pode ser encontrada. Existem várias formas, cada uma podendo ser aplicada com diferentes estratégias. Trata-se de um leque quase infinito de possibilidades.
Citando um case de um dos meus clientes, ele queria divulgar um certo produto que comercializa. Escolheu comprar espaço de banner em blogs especializados naquela categoria e tinha a possibilidade de investir nisso, fornecendo um kit para experimentação aos blogueiros.
A sugestão que lhe dei foi a de fornecer o kit com a contrapartida de que eles escrevessem um artigo e publicassem em seus blogs com as impressões que tiveram sobre o produto. Algo simples e sem custo adicional, pois, além da publicação do artigo ser perene, ou seja, a compra do banner ser temporária e o artigo não, o blogueiro forneceria suas impressões de qualquer forma, mas só com o custo do fornecimento do kit.
Essa estratégia levou mais de cem blogueiros a publicarem artigos descrevendo o produto, fazendo comentários em beneficio dele e fornecendo um link para que os potenciais interessados pudessem adquiri-los.
A estratégia com blogueiros abrange outra possibilidade: muitos blogueiros possuem seguidores no Twitter, o que aumenta exponencialmente a publicidade.
Esse é só um modo de fazer publicidade na internet, há outros. Neste caso não se faz só anúncio, se faz marketing.
Posicionamento nos sites de busca
Outra estratégia, e essa é tão abrangente quanto a primeira, é trabalhar o posicionamento do site nos sistemas de busca utilizando o serviço de otimização de sites. Esse posicionamento é um dos que mais beneficiam a imagem institucional da empresa, pois estando na primeira página do Google, é como se o Google indicasse que aquela empresa ou organização, é uma das líderes da categoria.
O Google hoje não é mais sinônimo de sistema de busca, é sinônimo de informação. O Google é, com certeza, o site mais importante da Internet na atualidade. Há empresas e profissionais que sobrevivem exclusivamente em função do Google. O Google não é só uma organização que possui alguns milhares de funcionários, é uma organização que abre espaço para outros tantos milhares de pessoas que descobriram nele uma forma de usar sua estratégia como meio de sustento. Um exemplo disso são os otimizadores de sites.
Links Patrocinados
Outro exemplo são as pessoas que trabalham com gerenciamento de links patrocinados, se bem que no meu entender, se o próprio Google fornece todas as informações para que uma pessoa possa fazer seu anúncio, não sei exatamente porque terceirizar essa tarefa, mas há muitas pessoas que fazem esse trabalho. Prefiro acreditar que as pessoas contratem esse serviço porque lhes falte tempo, não porque não saibam usar um painel simples e interativo com todas as informações bem à sua frente.
Os links patrocinados são uma excelente opção para fazer publicidade. Não se trata de fazer marketing, pois não trabalha a marca nem muito menos a imagem institucional da empresa, mas trabalha o encontro do produto com potenciais compradores.
Um exemplo de como fazer um bom anúncio em link patrocinado: imaginemos que você possua uma imobiliária (isto é só para citar um exemplo). Nessa imobiliária você possui dezenas de imóveis disponíveis para comercialização. Neste caso você faria um anúncio em link patrocinado para a sua imobiliária ou um anúncio individual para cada imóvel à venda? Pense bem, você não quer vender a imobiliária, quer vender os imóveis, qual opção usaria? Pois é, mas esse erro é comum.
Banner
Troca de banner? Esqueça, isso é igual a velha propaganda passiva da TV, que por sinal está perdendo espaço para a internet. Hoje já passamos mais tempo em frente ao computador do que uma TV. Só as agências de publicidade ainda não enxergaram isso e investem fortunas em anúncios do tipo tiro de bazuca para acertar a maior quantidade possível de pessoas, na expectativa de que uma porcentagem acabe comprando aquele produto. Bom, publicitário não é exatamente um especialista em marketing, por isso se formam em publicidade.
Os publicitários ainda não perceberam que 82% das pessoas que veem um anúncio na TV vão procurar por informações sobre aquele produto na internet. Só que destinam pouco mais de 4% da verba publicitária para a Internet. Contra-senso? Sim, com certeza! E considerando que o crescimento da internet é cada vez maior e a TV vem perdendo espaço a cada dia, fica difícil entender essa lógica.
Tudo bem, a TV continua sendo uma mídia de massa, mas a internet possui um publico mais focado e é possível a segmentação de nicho, e dirigir a verba publicitária com mais acuidade. R$ 300.000,00 por trinta segundos num comercial em horário nobre? Já pensou o que daria para fazer com essa verba na internet? Deixo essa pergunta apenas para se pensar…
Felizmente muitos profissionais de publicidade estão enxergando a internet de forma mais abrangente e a tendência, com o tempo, é que se destine uma fatia maior da verba publicitária a este meio. Algumas agências, inclusive, estão migrando para a internet, já que conseguiram visualizar todo o potencial que ela traduz.
Hotsites e Blogs
Hotsites específicos são uma estratégia para a divulgação de um produto específico. Essa estratégia deve estar ligada ao serviço de otimização, cuja ênfase se dá no posicionamento desses hotsites nos sistemas de busca. Hotsites também podem ser Blogs voltados para um nicho específico. Esses Blogs devem possuir uma característica informativa, porém, não deixar de mencionar a marca ou o produto que se deseja comercializar. Claro, as empresas estão na internet para fazer negócios!
Os Hotsites podem ser uma extensão do site da empresa e ainda possibilitam que ela, a empresa, possa ser encontrada de forma mais específica, pois segmenta seu público-alvo e promove um produto ou serviço em especial.
No caso de um Blog, que não precisa necessariamente estar fora do domínio principal, ou seja, que não precise ter um endereço só para ele, também é possível a interatividade com seu potencial público-alvo, promovendo até mesmo o desenvolvimento do produto através de sugestões dos próprios consumidores, aumentando significamente a abrangência da publicidade através da interação.
Publicidade baseada em e-mail
Uma estratégia que está absolutamente fora de cogitação é o envio de e-mail não solicitado. Essa estratégia destrói qualquer experiência de marketing e prejudica a imagem da empresa, ou marca, de forma irreversível.
Uma estratégia baseada em e-mail não solicitado é o mesmo que pedir para que a pessoa ignore a empresa, delete o e-mail e lembrar para sempre que aquela empresa não é séria. Uma pessoa séria não envia e-mail não solicitado, da mesma forma que uma empresa séria não enviaria.
Anúncios em sites grátis
Anúncios em sites gratuitos, tipo OLX e assemelhados, são bons para a divulgação de produtos. Pode-se e deve-se usá-los para divulgar anúncios de produtos e serviços e são gratuitos. Uma coisa que a internet possui e muito, é a gratuidade. Alguns sites são fontes maravilhosas de anúncios grátis e, entre outras coisas, possuem a característica de fornecer informações pertinentes de coisas que se busca de forma prática e rápida.
Para empresas cuja verba não é tão alta, essa opção é a que traz excelentes resultados. Pequenas empresas descobriram isso há muito, e usam o tempo todo. Para descobrir esses sites, basta digitar no Google: anúncios grátis, anúncios gratuitos ou anunciar grátis.

Disponível em:
http://www.publicidadedigital.com/index.php/como-fazer-publicidade-na-internet/

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